Yacht Club de Ilhabela mantém tradição de eventos náuticos com Simpósio de Segurança do Navegador

XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador será entre os dias 15 e 17 de outubro e contará com atividades na água, palestras e provas

 

O Yacht Club de Ilhabela é uma das principais referências em realização de eventos náuticos no País. E no mês de outubro, o local receberá o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, uma realização do YCI em parceria com a Marinha do Brasil, Soamar SP e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O simpósio é mais um no portfólio internacional do clube, que há quase 50 anos realiza a tradicional Semana Internacional de Vela, maior prova de vela oceânica da América do Sul. Além da SIV, são realizadas competições de alto nível como Circuito Ilhabela, rallys e troféus de pesca.

De 15 a 17 de outubro, navegadores amadores terão a oportunidade de participar de inúmeras atividades referentes à segurança da navegação amadora. Complementarmente, aqueles que desejarem se habilitar como Arrais, Mestre e Capitão, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico, terão a oportunidade de fazê-lo no YCI. A primeira edição do Simpósio foi em 2000.

”Novamente o Yacht Club de Ilhabela receberá de portas abertas um evento de alto nível, assim como são nossas regatas e festivais de pesca. Nossa maior atividade é o mar e o nosso principal valor é a segurança. Por isso precisamos estar atualizados com todos as regras e novidades desse importante tema do mundo náutico”.

”Ter especialistas no YCI como altas patentes da Marinha do Brasil, nossa histórica parceira, professores e navegadores é muito importante para o YCI”, contou Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.

A abertura do XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador terá o tradicional Dia de Mar, com treinamento prático em embarcações da Marinha, focado na segurança da navegação.

As atividades incluem atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de naufrágio por aeronave e desembarque dos meios.

O segundo dia contará com uma série de palestras com autoridades náuticas sobre segurança da navegação, sobrevivência no oceano e meio ambiente. Para encerrar o evento, serão realizados exames para as categorias de Arrais,Mestre e Capitão Amador, com entrega das carteiras aos navegadores aprovados.

As inscrições para o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), seguem abertas pelo site https://simposio.seg.br/

Sobre o YCI

O Yacht Club de Ilhabela é um dos mais importantes clubes náuticos brasileiros. Fundado em 1956 como um apoio aos praticantes de atividades náuticas o clube se tornou uma referência em lazer náutico e convivência social em um dos mais belos pontos do litoral paulista. Sua sede na cidade de Ilhabela possui toda a estrutura para guarda de embarcações de até mais de 100 pés, em uma marina flutuante abastecida por água, energia elétrica, sistema de coleta e tratamento de efluentes.

O clube é sede de atividades esportivas como a maior competição de vela da América do Sul, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Sedia Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. E em 2021 sediará o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Ilhabela está a 230 km de distância de São Paulo e a 350 km do Rio de Janeiro. Entre as cidades no litoral norte paulista, Santos fica a 150 km, enquanto Caraguatatuba fica a 34 km. De São Sebastião, a distância é de apenas 6 km.

Serviço

Yacht Club de Ilhabela

Av. Força Expedicionária Brasileira, 299 – Ilhabela, SP

Telefone: (12) 3896-2300

Programação

14/10 (quinta-feira)
Credenciamento

15/10 (sexta-feira)
Dia de Mar

16/10 (sábado)
Credenciamento
Abertura solene
Palestras
Encerramento

17/10 (domingo)
Provas
Entrega solene das carteiras

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

Fonte: On Board Sports

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: