Prefeitura de Ilhabela realiza cerimônia de abertura da 10ª Copa Brasil de Vela

As regatas seguem até o dia 29 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com a Confederação Brasileira de Vela e Federação de Vela do Estado de São Paulo, promoveu nesta quarta-feira (26), a cerimônia de abertura da 10ª Copa Brasil de Vela. O evento foi realizado na Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael”.

Até o próximo dia 30, a capital nacional da vela recebe este que é um dos principais eventos do esporte da vela, com a participação de velejadoras e velejadores campeões mundiais, de classes olímpicas, classes do mundial da juventude e de classes convidadas. Também nesta ocasião, realize-se o campeonato brasileiro interclubes.

O prefeito Toninho Colucci compareceu à cerimônia, agradeceu a todos os presentes e falou da importância da Vela para Ilhabela, não apenas como aspecto cultural, mas como também um dos impulsionadores do turismo. “Todos esses eventos de Vela são importantes para nós, a participação da nossa flotilha nessa etapa da CBVela é muito bacana, ver a garotada aqui, ver os velejadores do futuro que vão participar e vão sentir de perto, então quero dar meus parabéns a todos que vão participar e que vão mostrar a sua aptidão na Vela”, salientou.

O Capitão de Fragata, André Luís Abreu Castelo Soares, falou da importância do mar não apenas pelo petróleo e gás natural, mas principalmente para o comércio. “Esse momento em Ilhabela, como Capital da Vela, mostra a importância da Marinha em estar presente aqui com todos vocês. Parabenizo a todos os competidores nacionais e de fora também, bons ventos e excelente competição”, declarou.

O vice-presidente da CBVela, Daniel Azevedo representou o presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro na cerimônia de abertura. “É uma honra estar aqui mais uma vez, incentivando, conectando, ajudando a capital nacional da Vela a investir nessa modalidade, e desejo bons ventos a todos”, salientou.

O secretário de Esportes e Lazer, Harry Finger, agradeceu às autoridades presentes e as secretarias envolvidas. “Muito feliz de receber a todos e mais uma etapa da Copa Brasil de Vela pelo segundo ano consecutivo e a gente espera que entre em nosso calendário, a Copa Brasil de Vela tão importante para o Brasil inteiro”, destacou.

Homenagens

A Copa Brasil de Vela será realizada com a certificação de evento neutro de carbono, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN.  As emissões  de gases do efeito estufa, geradas pelo combustível das embarcações de apoio às regatas, serão compensadas com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em área de restauro florestal do Parque Ecológico do Tietê em São Paulo. Para marcar a ação, o prefeito Toninho Colucci realizou a entrega de quatro mudas de pau brasil, fornecidas pelo Viveiro Municipal Aroeira, para os representantes da CB Vela, Sandra Dicroce, Diretora de Sustentabilidade e Walter Böddener.

A cerimônia foi encerrada com uma homenagem à Marinha do Brasil, por ocasião dos 200 anos da Esquadra Brasileira. O Capitão de Fragata, André Soares, recebeu a réplica da placa que marca o reconhecimento do papel histórico do poder naval para a conquista da Independência do Brasil das mãos do prefeito Toninho Colucci.

O evento contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Reale Colucci; da  secretária Luciane Leite (Desenvolvimento Econômico e Turismo); do secretário Ezequiel Alves (Comunidades Tradicionais Pesca e Agricultura); do secretário Cristobal Parraga (Mobilidade e Segurança); do secretário Luiz Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos); do secretário Flávio Miranda (Obras); da secretária Kátia Freire (Meio Ambiente); do subsecretário Jadiel Vieira “Keko” (Mobilidade); do subsecretário Ailton de Carvalho (Segurança); do secretário adjunto Marco Antonio Mroz (Meio Ambiente); do secretário adjunto Ricardo Cretella (Desenvolvimento Econômico e Turismo); os vereadores Gabriel Rocha, Donato dos Santos Silva “Viola” e o vice-presidente da Câmara Municipal Leleco Augusto; Renato Kaufmann (representando a FEVESP); a diretora de Sustentabilidade da CBVela e secretária adjunto de Governo Sandra DiCroce Patrício; o diretor técnico da CBVela Cláudio Bíeckark e o gerente de Competições e Eventos da CBVela, Walter Böddener.

 

Fonte: PMI

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre O Portal para quem curte o Litoral Norte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading